Biografia

Ana Prestes conjuga em sua história a tradição da luta por liberdade e democracia. Herdeira de uma família que muito fez pelo povo brasileiro, sendo neta de Luiz Carlos Prestes e Maria do Carmo Ribeiro, traz a força de uma jovem e aguerrida mulher brasileira. Defende um projeto moderno de desenvolvimento nacional, com ampliação de direitos e melhoria da qualidade de vida da população. Busca um sonho intenso chamado Brasil.

Ana tem 40 anos, é socióloga, mestra e doutora em Ciência Política. Iniciou sua trajetória no movimento estudantil e é filiada ao PCdoB há mais de 20 anos, fazendo parte da Direção Nacional.

Feminista e mãe de Helena e Gabriela, Ana é escritora e autora do livro infanto-juvenil ”Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. Luta pela ampliação da bancada de mulheres no Congresso Nacional, que hoje é inferior a 10% do conjunto de parlamentares.

Figura conhecida da cena cultural brasiliense, Ana vive intensamente o DF com suas filhas, participando de grupos de teatro, coletivos de cultura e literatura e, especialmente, levantando a bandeira da luta cidadã em defesa da qualidade da educação, da saúde, da segurança, do direitos à cidade, à água e à mobilidade urbana.

Defensora incansável da democracia, Ana tem se engajado na resistência ao desmonte do Estado brasileiro, ao desemprego e à retirada de direitos da população, protagonizados pelo governo Temer desde 2016.

Nesses tempos difíceis que o país atravessa, Ana Prestes é uma voz contra o atraso, o arbítrio, o preconceito e a intolerância. Uma mulher de coragem, que semeia esperança e não teme a luta por justiça, democracia e ampliação dos direitos sociais, independente de gênero, raça ou orientação sexual.

Vamos com Ana Prestes! Pra renovar a esperança!

 

[Saiba mais sobre Ana Prestes na entrevista para o portal Vermelho]